TIM espaço mulher

Menu

Medicina Natural

5 alimentos que são como remédios

A ansiedade é um sentimento muito comum hoje em dia. Com a vida corrida e os mais variados estresses nos atormentando o tempo todo, nada mais normal que ter picos de ansiedade ao longo do dia. Coração batendo mais forte, uma certa dor de barriga, dor de cabeça, estado emocional alterado… os sintomas são vários. A ansiedade aumenta os níveis de cortisol no sangue, pois faz disparar o estresse, o que prejudica sua saúde física e emocional. Ao se manter em um estado ansioso por muito tempo, a pessoa sobrecarrega seu coração, podendo agravar o quadro de quem já apresenta hipertensão ou predisposição a outras doenças cardiovasculares.

Sendo assim, é importantíssimo saber lidar com esse sentimento. Além de utilizar terapias de relaxamento e meditação para amenizar a ansiedade, você pode se beneficiar com a prática de uma alimentação saudável para contribuir com o seu equilíbrio emocional e mental. Conheça os 5 alimentos que podem ser verdadeiros remédios naturais contra a ansiedade:

1. Aveia: a aveia é considerada um sedativo natural, que tem propriedades calmantes, pois contém uma substância chamada alcaloide, que ajuda a amenizar alguns sintomas de depressão, ansiedade e insônia, sem nenhum efeito colateral.

2. Abacate: essa fruta é ótima para a saúde do cérebro e para diminuir a ansiedade, bem como a vontade de comer a todo momento. Comer uma porção pequena de abacate é uma ótima estratégia para vencer os sintomas da ansiedade. A presença de gorduras monoinsaturadas, de acido fólico e de potássio neste superalimento faz dele um “tem que ter” na cozinha, pois ajuda a diminuir a pressão arterial e a prevenir as doenças cardiovasculares, que podem ser agravados ou causados pela deficiência destas vitaminas.

shutterstock_367510813. Espinafre: hortaliças de folhas verde-escuras em geral, como o espinafre, são ricas em magnésio, um mineral com propriedades antiestresse muito importante para a saúde humana. A carência deste mineral pode gerar, além de ansiedade, agitação, insônia, irritabilidade e outros sintomas relacionados.

4. Grão-de-bico: fonte de fibras, este grão da família das leguminosas é uma ótima opção de proteína vegetal cujas fibras ajudam a manter a saciedade por mais tempo e diminuem os desejos por doce, geralmente causados pela ansiedade. A ingestão frequente de grão-de-bico promove a produção do hormônio serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e bom-humor.

5. Batata-doce: este é um alimento que deve ser incluído na rotina alimentar de quem deseja diminuir os ataques à comida por ansiedade, pois contém fibras solúveis que ajudam a manter os níveis de glicose estáveis, diminuindo aquela sensação de querer petiscar a todo momento. Além disso, a batata-doce tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde do sistema imunológico. Este alimento também é considerado muito benéfico para a saúde da mulher, pois ajuda a regular os hormônios femininos.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!