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4 Alimentos que ajudam a aumentar a massa magra

A luta diária pela redução da gordura corporal e pelo aumento da massa magra leva muita gente a cometer loucuras, o que pode colocar a saúde em risco. Praticar exercícios sem o acompanhamento adequado, fazer dietas muito radicais e usar substâncias duvidosas e proibidas só farão com que o atleta fique em risco – e o objetivo de ter um corpo em dia e uma vida saudável fica cada vez mais distante.

Para quem quer aumentar a massa magra, a palavra-chave é equilíbrio. Evite as atitudes exageradas e alie a prática frequente de exercícios a uma dieta balanceada. Se você acha que isso é muito sofrimento, está enganada! Comer de maneira saudável pode ser mais fácil do que você imagina, basta conhecer os segredinhos de alguns alimentos.

Separamos abaixo 4 exemplos de alimentos muito comuns, conhecidos pela maioria dos brasileiros, que são fundamentais para aumentar a massa magra. Confira!

1. Frango sem pele: É excelente fonte de proteína e auxilia na recuperação e no crescimento muscular. Os alimentos de origem animal são ótimas fontes de proteína, mas também possuem grande quantidade de gordura saturada (a gordura ruim, quando utilizada em excesso). A carne do frango possui o benefício de ter uma quantidade significativamente menor desta gordura, principalmente na região do peito.shutterstock_157400591

2. Ovo: É ótima fonte de albumina, proteína de alto valor biológico encontrada na clara, muito utilizada
em suplementos e que auxilia na manutenção, na contração, força e ganho de massa muscular. A gema, que já foi considerada uma vilã, na verdade, atua melhorando a imunidade e fornecendo ferro ao organismo.

3. Queijo: possui grande quantidade de proteína, o que é rapidamente absorvida pelo organismo. Fornece ainda alto teor de cálcio, importante no processo de contração muscular e para saúde dos ossos. Assim como todos os derivados do leite, o queijo possui dois tipos de proteínas: a caseína (presente em 80% do leite) e a proteína do soro do leite, que normalmente é bem tolerada até por quem possui algum tipo de intolerância e é super bem absorvida e aproveitada pelo organismo.

shutterstock_2292323684. Feijão com arroz: a dupla mais famosa do Brasil é rica em aminoácidos essenciais. O feijão é rico em lisina e o arroz rico em metionina. Esses tipos de aminoácidos são aqueles que o corpo não produz, conseguidos apenas por meio da dieta. Esses nutrientes participam de inúmeras funções, dentre elas a síntese proteica, que ajuda na formação e recuperação muscular. O arroz, além de fornecer aminoácido, é uma ótima fonte de carboidrato complexo, que provê energia para o bom funcionamento do metabolismo.

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