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Dicas Esportivas

2 exercícios fundamentais para quem não tem tempo

Você até que gostaria de se exercitar, mas parece que as 24 horas do dia não são suficientes pra tudo que você precisa fazer? Ou o que sobra mesmo é preguiça? Pois bem, chegou a solução pra você: dois exercícios (sim, só dois!) que podem fazer milagres pelo shape e você só precisa de um espacinho na sala de casa pra fazer. Simples e fácil, não tem mais desculpas pra não se mexer, hein? Olha só:

Exercício 1: Flexões

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Como fazer
Comece com a postura de tábua, corpo estendido para baixo, apoiado sobre os dedos dos pés e as palmas das mãos, com os músculos abdominais contraídos e os pulsos debaixo dos ombros. Dobre os cotovelos e baixe o torso até o chão. Continuando, empurre o piso com as palmas das mãos para endireitar os braços.

Um esforço a mais
Uma vez em cima, em posição de tábua, aproxime o máximo que conseguir o joelho direito do cotovelo esquerdo. Depois repita com a outra perna.

Exercício 2: Agachamentos

shutterstock_343006592 Como fazer
Comece de pé, com os pés afastados na largura dos quadris e as mãos no peito. Dobre os joelhos sem deixar o corpo ir para frente, e tente ficar de cócoras, como se fosse se sentar. Quando suas coxas estiverem paralelas ao chão, você deve se erguer até voltar à posição original. O mais importante é manter as costas retas durante o exercício.

Para dar certo, invista nessa rotina de exercícios no mínimo três dias por semana, durante 30 minutos. O ideal é progredir, então você pode começar por dois ou três dias alternados durante a semana e, pouco a pouco, ir aumentando o esforço até completar cinco ou seis treinos por semana. Devem ser feitos os dois exercícios em um formato de circuito, isto é, 10 a 12 repetições de agachamentos, recuperar-se por um minuto aproximadamente, e depois fazer 10 a 12 flexões de braços, voltar a descansar um minuto e repetir o circuito. Pode-se começar com três repetições do circuito (leva um total de 10 minutos) e, à medida que os dias vão passando e você vai se fortalecendo, acrescentar repetições, até chegar a cinco ou seis.

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