TIM espaço mulher

Menu

Meditação

2 exercícios de respiração para meditar melhor

A vida agitada do mundo atual, o estresse e até a tecnologia, com o uso excessivo de celulares, computador e televisão, fazem com que a gente se desconcentre frequentemente e não consiga respirar adequadamente para a sessão diária de meditação. Quando estamos estressados ou muito atarefados, o sistema endócrino libera adrenalina através das glândulas suprarrenais. Isso eleva o ritmo cardíaco e pode nos agitar, fazendo com que a sensação de nervoso aumente. E finalmente, a respiração fica alterada, rápida e superficial.

A ideia dos exercícios de respiração é simples: dar um ritmo mais lento ao processo de respirar, tirando o foco da parte de cima do corpo – que indica que a respiração está superficial demais e com intervalos curtos.

shutterstock_296955797

Exercício 1: o primeiro exercício é simples. Você precisa tirar cerca de 5 minutos para fazê-lo, de preferência em silêncio e concentrada apenas nisso. Inspire pelo nariz durante 4 segundos. Mantenha o ar nos pulmões por cerca de 7 segundos e, finalmente, expire pela boca por 8 segundos. Tente pensar somente no ar entrando e saindo e na duração de cada etapa. Isso te fará relaxar e reduzir a velocidade de informações e pensamentos na cabeça.

Exercício 2: a proposta da segunda etapa é aprender a direcionar o ar para toda a caixa torácica, tanto abdômen, quanto o tórax. Inspire pelo nariz, bem calmamente. Preste atenção no ar dentro de você: ele deve preencher tanto os pulmões, quanto o diafragma, sem importar qual encheu primeiro ou se foram ao mesmo tempo. Perceba seu corpo preenchido pelo ar e expire, também pelo nariz e também de forma lenta. Faça 3 minutos desse exercício. Se possível, faça com que a expiração demore o dobro do tempo da inspiração, como no exercício anterior.

TIM espaço mulher

Insira o número do PINCODE

· Serviço exclusivo para clientes TIM

· Receba dicas que toda mulher precisa saber!